terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Isto é um Assalto!




Caro(a) Leitor(a)

Se for de Beja e arredores já terá ouvido falar da questão dos comboios, do apelo ao boicote às presidenciais que deu lugar a uma petição (que já ssinei), do voto CONTRA dos deputados por Beja do PS a um projecto lei do PCP (esses comunas) por causa do sucedido, do movimento de cidadãos que comporta muitos cidadãos anónimos e outros que nem por isso, de uma Assembleia Municipal que alguns não queriam que se realizasse por terem as orelhas quentes sobre esta matéria.
Não tenho dúvidas de que a cidadania é um pilar importante da nossa democracia, não fosse ela social, politica e económica, mas não mais do que isso!
Os direitos fundamentais dos cidadãos têm que ser garantidos e as liberdades públicas respeitadas.
E as instituições da democracia têm que ser, elas próprias, democráticas, não há democracia sem instituições democráticas, e em particular sem partidos políticos democráticos.
Os partidos politicos são compostos por pessoas, homens e mulheres, jovens e reformados ligados a causas, a associações de moradores, de jovens, de comissões de utentes, de movimentos informais e formais e que dão em muitos casos e formas perspectivas e contributos de actuação nos partidos em que participam. Os movimentos de cidadãos são importantes para o envolvimento das populações e na criação de dinâmicas de luta e protesto pela reinvindicação de casos concretos, mas jamais, poderão arredar-se do combate politico e de politicamente pedir responsabilidades a quem de direito. A CP é uma empresa do estado, é o estado que gere com o nosso dinheiro, é o estado que define a sua estratégia e politica de investimento. Os deputados pela região têm o dever moral de defender os interesses das pessoas e da região e não ir a reboque de compadrios politicos chumbando propostas porque não são suas. O presidente cá do burgo tem que fazer ouvir a sua voz e força em vez de andar a brincar à politica dizendo antes uma coisa e depois vir dizer outra aos mass media.
Quanto ao movimento de cidadãos, que tem cidadãos anónimos, pessoas militantes do PS, PSD e PCP, apesar de alguns não quererem, convocou recentemente um Assalto à estação da CP para o dia de amanhã... Pura coincidência! Que o assalto não os levem presos pois fazem falta na Assembleia Municipal e nesta luta! 

Nota Importante: Não soube do Assalto pela Rádio Pax e Voz da Planicie o que me leva a crer que isto está a ser orquestrado pelo dito movimento. Recebi via email, através de uma pessoa que conheço, que é amiga mas que é do PS e foi candidato pelo PS nas últimas autárquicas... Coincidências! Gostava de lá ir, mas por compromissos laborais não me é possivel, fica a minha solidariedade!

Sem comentários:

Enviar um comentário