segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Os estudantes e a Solidariedade com a Greve Geral!

Caro leitor(a)

Por diversos motivos já aqui escrevi sobre o movimento associativo estudantil do IPB, orgulho-me de por lá ter passado e de nele ter feito muitas amizades que hoje perduram no tempo.
Já tinha dito que as Associações Académicas não devem ser meros espectadores da vida politica, afinal de contas são os estudantes e suas familias que acabam por pagar as consequências dessas mesmas decisões politicas! A história assim demonstra que o Movimento Associativo Estudantil e as lutas que tem protagonizado ao longo dos tempos, contribuiu e muito para alterações politicas profundas, com particular destaque as lutas estudantis no tempo de Salazar que associadas a tantas outras de diferentes sectores contribuiram e muito para a liberdade, para o 25 de Abril.  Hoje não existe uma ditadura politica, mas existe uma ditadura económica! O sistema aprendeu com o 25 de Abril e com as massas conscientes e dai necessidade de criar o endividamento/divida das familias como forma de escravidão e exploração até ao último tostão. Queeres estudar? PAGA! Não tens? O estado e a banca empresta!  
A Lei de Financiamento do Ensino Superior, Lei de Autonomia, Processo de Bolonha e recentemente os PEC´s I II e III, constituem as opções politicas de PSD/CDS-PP e PS. 
O Ensino Superior está consagrado na constituição como tendencionalmente gratuito, mas aquilo que assistimos é o contrário, colocando uma grande parte da responsabilidade de sustentar os cursos, salários dos docentes, manutençãos dos equipamentos, edificios e inclusivé os mestrados que mais parecem bacherelatos, nos bolsos de quem trabalha e que vê hoje mais dificuldades para conseguir pagar as propinas dos seus filhos.
Por tudo isto entendo e estou solidário com a tomada de posição da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Beja que se associa a esta Greve Geral de uma forma livre, consciente e solidária ! Melhor seria que as outras 3 Associações e muitas mais a seguissem e demonstrassem a sua solidariedade com Todos e para Todos que no dia 24 de Novembro vão fazer Greve!  
Estou orgulhoso da minha escola e dos seus representantes!



   

Sem comentários:

Enviar um comentário